Pós-Graduação

TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO COM ÊNFASE NA INTERVENÇÃO COMPORTAMENTAL – FORTALEZA| Turma 1

Inscrições até 22/09/2018

Início Confirmado: 02 e 03 de Junho de 2018

Tire suas dúvidas online

Motivos para fazer Transtorno do Espectro do Autismo com Ênfase na Intervenção Comportamental no IDE

  • Atividades Práticas, em ambiente terapêutico (piscina aquecida) com um educador físico experiente

  • Experiência terapêutica em uma das melhores unidades de atendimento especializado para Autismo (Equipe CEATD)

  • O aluno terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em Autismo com profissionais renomados e atuantes no diagnóstico e intervenção comportamental

Objetivos do Curso

O curso organizado nos Termos da Resolução nº 01 de 08 de junho de 2007 do CES/CNE/MEC tem como objetivo proporcionar aos profissionais aprofundamento teórico, com vivência prática em transtornos de espectro de autismo, capacitando, aprimorando seus conhecimentos para esse crescente mercado de trabalho.

Grade do Curso

  • A compreensão do desenvolvimento infantil
  • Psiquiatria infantil: História, medicação e doenças mais comuns
  • Aspectos Relacionados às famílias de pessoas com TEA
  • TEA: Definições, diagnóstico e características
  • Acessibilidade
  • As dificuldades sensoriais e o Autismo
  • Uso das pistas visuais no TEA
  • Metodologia cientifica 1
  • Políticas públicas e o Autismo
  • Funções cognitivas e comportamentais no Autismo e sua relação com a aprendizagem
  • Modelos de escalas complementares para diagnóstico e avaliações do desenvolvimento do Autismo.
  • Ética e Bioética
  • O modelo comportamental do Ensino estruturado: Teoria, prática e sua influência na inclusão escolar
  • Caracterização da leitura no TEA
  • Seletividade Alimentar e Aspectos Nutricionais no TEA
  • Definições e conceitos sobre a Análise Aplicada do Comportamento (ABA) no Autismo
  • Elaboração do guia curricular e de programas específicos baseados no modelo comportamental
  • Atividades físicas no processo de desenvolvimento do Autismo baseados em modelos estruturados e comportamentais
  • Comportamento verbal e Autismo
  • Ensinando habilidades de auto cuidado e estimulando o brincar através de um ensino estruturado e do ensino em ambiente natural
  • Comportamentos inadequados graves: como maneja-los
  • Adequação de Atividades Pedagógicas no TEA
  • Metodologia Cientifica 2
  • Vivência no Atendimento á criança com TEA

Coordenação Pedagógica

Grupo Somar (Alessandra Sales, Victor Eustáquio e Luana Passos)

Corpo Docente

  • Ana Carla Estelita Vogeley

  • Isabel Regiane Cardoso do Nascimento

  • Virna Lisi Silva Moreira

  • Claudia Sobral de Oliveira Uchoa

  • Luana Lindoso Passos

  • Caio Garcia Correia de Sá Cavalcante

  • Natalia Duarte Lobo de Aguiar

  • Vicente Matias Cristino

  • Ligia Camargo Campos

  • Equipe CEATD

  • Thais Feitosa Quental

  • André Pereira Cabral

  • Maria Dagmar de Andrade Soares

  • Raquel Duarte Lobo Soares

  • Francisca Ednalda Lima dos Santos

  • Dr. Sávio Caldas Alencar

  • Vitor Eustáquio

  • Wilson Junior de Araújo Carvalho

  • Lidiane Lins de Queiroz

  • Roberta Monteiro

  • Alessandra Sales da Silva

  • Felipe Lustosa Leite