Pós-Graduação

TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO COM ÊNFASE NA INTERVENÇÃO COMPORTAMENTAL – ARACAJU| Turma 1

Inscrições: até 02/02/2019

Previsão de Início: 02 e 03 de Fevereiro de 2019

Tire suas dúvidas online

Motivos para fazer Transtorno do Espectro do Autismo com Ênfase na Intervenção Comportamental no IDE

  • Vivenciar momentos de prática durante as aulas;

  • Conhecer as diferentes intervenções utilizadas com o Autismo na visão da abordagem comportamental;

  • Mais de 10 anos de atuação em Pós-Graduação em Saúde.

Objetivos do Curso

O curso organizado nos Termos da Resolução nº 01 de 08 de junho de 2007 do CES/CNE/MEC tem como objetivo proporcionar aos profissionais aprofundamento teórico, com vivência prática em transtornos de espectro de autismo, capacitando, aprimorando seus conhecimentos para esse crescente mercado de trabalho.

Grade do Curso

  • A compreensão do desenvolvimento infantil
  • Psiquiatria infantil: História e doenças mais comuns
  • Definições do TEA, diagnóstico, características e o uso da medicação
  • Ética e bioética
  • Aspectos relacionados às famílias de pessoas com TEA
  • Metodologia cientifica I e II
  • Comorbidades neurológicas no Autismo
  • Definições e conceitos sobre a Análise Aplicada do Comportamento (ABA) no Autismo
  • Funções cognitivas e comportamentais no Autismo e sua relação com a aprendizagem
  • As dificuldades sensoriais e o Autismo
  • O modelo comportamental do Ensino estruturado: Teoria, prática e sua influência na inclusão escolar
  • Modelos de escalas complementares para diagnóstico e avaliações do desenvolvimento do Autismo
  • Elaboração do guia curricular e de programas específicos baseados no modelo comportamental
  • Comportamentos inadequados graves, como maneja-los
  • Atividades físicas no processo de desenvolvimento do Autismo baseados em modelos estruturados e comportamentais
  • Ensinando habilidades de auto cuidado e estimulando o brincar através de um ensino estruturado e do ensino em ambiente natural
  • Aprendendo a confeccionar materiais pedagógicos para crianças com transtorno do espectro do autismo.
  • Políticas públicas e o Autismo
  • Comportamento verbal e Autismo
  • Alfabetização e matemática

Coordenação Pedagógica

Grupo Somar (Alessandra Sales, Victor Eustáquio e Luana Passos)

Thiago Ferreira

Corpo Docente

  • Ms. Juliana Barradas de Souza

  • Ms. Dennison Carreiro Monteiro

  • Maria Gabriela Amorim da Silva

  • Prof. Wagner Teobaldo

  • Esp. Luana Passos

  • M.Sc. Flávia Rêgo

  • Esp. Victor Eustáquio

  • Esp. Roberta Monteiro

  • Esp. Lourival Pedro Silva Junior

  • Esp. Helena Andrade

  • Esp. Alessandra Sales

  • Dra. Claúdia Sordi

    Professora convidada