Guia completo sobre a escolha da pós-graduação em saúde

Publicado por em 5 de outubro de 2018
Categorias:
Guia completo sobre a escolha da pós-graduação em saúde

A graduação é apenas o primeiro passo para se tornar um profissional bem-sucedido. É preciso planejar o futuro e obter um diferencial para aumentar as chances no mercado de trabalho competitivo, enfrentando os desafios do profissional de saúde no cotidiano. Por isso, a pós-graduação em saúde é a melhor maneira para elevar a vida acadêmica, melhorar a remuneração e aprimorar a carreira.

No entanto, nem sempre escolher um curso de especialização é tarefa fácil, ainda mais quando se tem uma rotina tão corrida. A decisão de qualificar-se profissionalmente definirá o rumo de sua carreira. Pensando nisso, criamos um guia completo sobre como decidir a melhor pós-graduação, mostrando dicas que vão ajudá-lo a determinar o melhor caminho. 

Siga conosco a leitura e confira como escolher o curso de pós-graduação em saúde!

Como saber que é preciso continuar a estudar?

Continuar os estudos após a graduação é extremamente importante para a carreira. Dessa maneira, o profissional será capaz de desenvolver suas habilidades, adquirir conhecimentos e atualizar-se em assuntos que estão constantemente em evolução, como a tecnologia em saúde. Aprender sobre tecnologia é um grande diferencial no mercado atual.

Quais as vantagens da qualificação profissional?

A pós-graduação permite um aperfeiçoamento no setor relacionado ao cargo atual ou à abertura de novas opções para outras áreas. Pode tratar de aspectos voltados ao bem-estar do paciente, atentando aos detalhes para promover um tratamento de qualidade, e também ter interseções entre diferentes áreas da saúde em um único método terapêutico, como é o caso de cursos multidisciplinares.

Aumento na faixa salarial

De acordo com a pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Catho, profissionais com especialização podem ganhar até 70% mais que os que não têm nenhuma pós-graduação, além de terem maiores chances de contratação.

Profissionais que buscam atualizar seus conhecimentos encontram as melhores oportunidades no mercado, pois seus currículos recebem maior destaque. Quanto maior o número de habilitações, maiores serão os diferenciais frente aos concorrentes. Com um currículo fortalecido, as chances de receber melhores propostas aumentam, possibilitando ao profissional ter mais pacientes.

Melhores oportunidades de trabalho

Ao realizar uma pós-graduação, você adquire novas habilidades e qualificações muito valorizadas no mercado. O curso direciona a carreira do profissional para caminhos específicos.

Um fonoaudiólogo com especialização no campo de Voz, por exemplo, poderá atuar na composição vocal de artistas de teatro, cinema, telenovelas etc., ou, então, o farmacêutico com pós-graduação em Farmácia Magistral poderá abrir sua própria farmácia de manipulação. 

Como vimos, a especialização é muito valorizada e o número de profissionais especialistas é menor em relação aos sem título de pós-graduação. Como consequência, a concorrência no mercado de trabalho também diminui, melhorando as chances para os pós-graduados.

Qual o melhor momento para inscrever-se em um curso de pós-graduação?

O momento certo para investir em uma pós-graduação é discutível. Enquanto alguns defendem a opinião de que o melhor é esperar para se tornar um profissional especialista, outros revelam que o melhor é conquistar um título logo após a graduação.

Continuar os estudos em sequência pode trazer desvantagens para os recém-formados, como o subaproveitamento da pós-graduação por falta de experiência prática para assimilar as aulas. No entanto, profissionais que demoram para buscar um novo diploma após a graduação podem ficar estagnados no mercado de trabalho.

Como escolher o curso ideal para você?

Aconselha-se que a pós-graduação seja feita em uma área com a qual o profissional tenha afinidade. Porém, também deve ser avaliado se ela contribuirá para o trabalho exercido atualmente.

Na hora de escolher em qual área se especializar, é preciso ter em mente algumas questões, como onde você prefere trabalhar (hospitais, clínicas, escolas, instituições), que público pretende atender e quais assuntos despertam maior interesse.

E outros fatores devem ser considerados, como objetivos profissionais, limitações, áreas em alta no mercado e qualidade da instituição. Para encontrar o curso ideal, o indivíduo deve reconhecer o que pretende fazer na carreira.

Com isso decidido, é hora de procurar cursos que contribuam para realizar seus objetivos.

Avalie seus objetivos

O profissional graduado está capacitado para atuar de forma generalista. Contudo, apesar de a área da saúde ter uma grande demanda, conseguir um bom emprego não é tão simples. Nesse momento, a pós-graduação faz toda a diferença, já que ter um título de especialista é um diferencial.

Avaliar objetivos é uma das melhores maneiras de saber se é o momento certo para realizar uma pós-graduação. Comece avaliando intenções reais:

  • promoção: dedicação e nível de instrução são motivos de reconhecimento. Realizar uma especialização pode ser determinante para conseguir um cargo melhor na instituição em que o profissional trabalha, preparando-o para o mercado de trabalho, consequentemente, melhorando também o salário;

  • educação continuada: a constante atualização de conhecimentos, técnicas e procedimentos é muito importante nas profissões de saúde. Com o ritmo intenso de trabalho, muitas vezes, é impossível atualizar-se com as novidades da área. Fazer uma pós-graduação é um incentivo para que o profissional recicle e abranja seus conhecimentos e práticas, valorizando seu currículo, conhecendo a realidade de sua carreira e exercitando-a por meio de aulas práticas e teóricas;

  • vida acadêmica: a rotina de trabalho, muitas vezes, pode não ser satisfatória, e migrar para a carreira acadêmica pode ser uma opção conquistada por meio da pós-graduação.

Conheça o mercado da área

Quando já inserido no mercado de trabalho, recomenda-se avaliar as competências que devem ser melhoradas na área, quais especialidades são mais valorizadas e têm maiores campos de atuação.

A experiência da atuação em um ambiente de trabalho auxilia no amadurecimento de ideias e, como resultado, o profissional estará preparado de melhor forma para escolher um curso relacionada à área de trabalho que deseja.

Considere suas limitações e o impacto na vida pessoal

O processo de seleção da pós-graduação pode ser exaustivo e merece total dedicação. Além da escolha de qual curso realizar, é preciso identificar quais são as limitações que podem impedir o profissional de realizar esse aperfeiçoamento.

A questão financeira deve ser avaliada. É possível sustentar os custos de uma pós-graduação no momento? Devemos lembrar que a educação é sempre um investimento necessário e merece prioridade em qualquer período da vida.

Algumas empresas oferecem ajuda de custo para funcionários que pretendem cursar especializações. Desse modo, vale a pena informar-se sobre o assunto junto à organização. Outra saída é pesquisar as formas de pagamento que a instituição oferece e optar por cortar gastos supérfluos em prol da pós-graduação.

O tempo também deve ser considerado. Com a realização de um aperfeiçoamento, o profissional ficará comprometido durante o período do curso. Conversar com familiares e amigos para explicar o motivo da diminuição de tempo disponível, muitas vezes, evita conflitos e auxilia para que eles possam motivá-lo a focar nos estudos.

Conforme a escala de trabalho, talvez o profissional precise de horários mais flexíveis. É importante comunicar o gestor da entidade sobre a pós-graduação. Tudo isso deve ser ponderado no momento de escolher a especialização. É preciso ter empenho e atenção para que não se deixe abater diante de dificuldades como essas, pois a carreira e o sucesso profissional dependem disso.

Busque conselhos com colegas de profissão

Dialogar com um colega de profissão que já cursou uma especialização proporciona a criação de novas ideias e impressões. É muito comum o surgimento de dúvidas ao escolher em que área se aprofundar devido à variedade de cursos disponíveis no mercado.

Por essa razão, conhecer a opinião de pessoas que já passaram por essa experiência pode ser determinante. Procure um profissional próximo, com perfil parecido com o seu e questione-o, tire dúvidas e peça conselhos.

Reúna informações

Além da ajuda de colegas, utilize a Internet para fazer buscas pelas especializações, conhecendo as mais disputadas, que estão em alta no mercado, e as mais recentes. Colete as informações e faça uma lista  isso vai ajudar a pesar os prós e contras na hora de definir o curso que melhor contribuirá para trilhar seu caminho profissional.

Procure cursos promissores

É importante que o profissional aperfeiçoe-se em uma área com a qual tenha empatia e afinidade. Afinal, o período de trabalho vai consumir boa parte de seu tempo e não pode ser motivo de desapontamento e frustração.

Entretanto, é preciso analisar os segmentos com os quais gostaria de trabalhar e os que são tendência no mercado, pois a intenção é que o curso impulsione sua carreira, aumentando a demanda de público.

Pesquise por instituições que tenham cursos novos e promissores na área, como é o caso da pós-graduação em Fortaleza, que oferece especialização em enfermagem forense, uma das poucas ainda no país.

Atualmente, as especializações em saúde que atendem os idosos estão em alta. Devido ao aumento da longevidade da população, ocorre o crescimento dessa faixa etária. Alguns cursos, como gerontologia, home care, e nutrição clínica nas fases da vida, são alguns exemplos.

Especializações voltadas para atendimento e pesquisas na área oncológica também são destaques no mercado, visto que o número de pacientes que tratam essa patologia aumentou. Os destaques nesse campo são:

  • enfermagem em oncologia;

  • farmácia clínica e hospitalar oncológica;

A estética é outro nicho que ganha força no mercado com o aumento da procura tanto por homens como por mulheres. Os cursos disponíveis nessa área atendem às mais diferentes profissões, como:

  • enfermagem em dermatologia e estética;

  • saúde em estética, com ênfase em prática clínica (farmacêuticos, biomédicos e enfermeiros);

A área de gestão em saúde permite ao profissional atuar em planejamento, gerenciamento e organização de instituições públicas ou privadas, como:

  • clínicas;

  • farmácias;

  • consultórios;

  • hospitais;

  • casas de repouso;

  • secretarias de saúde;

  • unidades básicas de saúde;

  • empresas prestadoras de serviço em saúde;

  • operadoras de planos de saúde;

  • empresas de consultoria em saúde.

Entre as atribuições do profissional especializado nessa área, estão: gestão de infraestrutura e espaço físico, aquisição de material, gestão de profissionais, orçamentos e resíduos.

Alguns dos cursos voltados para gestão em saúde que estão em alta, são:

  • MBA em gestão de serviços de saúde com ênfase em segurança do paciente e qualidade hospitalar;

  • MBA em assistência domiciliar e gestão de home care;

  • auditoria em serviços de saúde;

  • MBA em gestão e empreendedorismo na educação física e no esporte;

  • gestão da saúde da família;

  • gestão da saúde pública;

  • gestão da saúde, segurança do trabalho e ergonomia;

  • gestão da saúde e administração hospitalar.

A saúde pública é uma área que sofre com falta de recursos e profissionais especializados. Quanto maior o número de profissionais qualificados com pós-graduações em saúde pública, maior será o número de pessoas especializadas para contribuir para o bom funcionamento da área.

Pelo baixo número de especialistas, necessita-se de profissionais capacitados e treinados para atender as demandas, podendo vir de diversas formações acadêmicas pois se trata de um campo interdisciplinar. São diversos os temas apresentados para especialização em saúde pública. Os principais são:

  • saneamento ambiental;

  • sustentabilidade;

  • gerenciamento de recursos humanos;

  • justiça social e ética;

  • gestão em saúde pública.

Fique atento para o reconhecimento da especialização

É fundamental verificar se o curso de pós-graduação e a instituição são devidamente certificados pelo MEC (Ministério da Educação), órgão responsável pelo credenciamento e fiscalização das Instituições de Ensino Superior (IES) em todo o país.

Além de realizar a consulta no MEC, atente ao histórico da IES. Pesquise brevemente sua história, como surgiu, quais suas conquistas e há quanto tempo está no mercado da educação.

Quais os benefícios da pós-graduação na área da saúde?

A pós-graduação permite desenvolver competências e melhorar as oportunidades de emprego. No entanto, esses não são os únicos benefícios do curso.

Enriquecimento do currículo

O curso de especialização, nos dias de hoje, é mais que um diferencial, tornando-se um pré-requisito profissional. Com currículos enriquecidos pela existência de uma pós-graduação, as oportunidades no mercado aumentam, diminuindo o número de concorrentes para os cargos que exigem especialização.

As pós-graduações, cada dia mais, são procuradas, e são divididas nos seguintes formatos:

Stricto sensu

Nessa formação, existem três categorias:

  • mestrado profissional (enfoque no aprimoramento de algumas técnicas);

  • mestrado acadêmico (explora um determinado campo de pesquisa, sendo indicado para discentes que almejam se tornar docentes);

  • doutorado (visto como sequência do mestrado acadêmico).

Lato sensu

É uma especialização voltada para profissionais que querem dominar uma área específica. Compreendem programas de especialização, incluindo cursos designados como MBA (Master Business Administration)

As pós-graduações Lato Sensu dão maior liberdade ao discente, tanto na temática do conteúdo quanto na forma de realização. Têm duração mínima de 360 horas e são direcionadas para aqueles que já trabalham ou procuram modificação no mercado.

São realizadas especialmente para os profissionais que almejam destacar-se na carreira, seja em sua atual área, seja buscando novas oportunidades, como um fisioterapeuta que especializou-se em Fisioterapia Neurofuncional e trabalha no ramo tecnológico.

Desenvolvimento de conhecimento específico

Durante a graduação, é adquirido um conhecimento geral sobre as áreas de atuação, desenvolvendo uma visão generalizada das funções a serem exercidas. No entanto, no curso de pós-graduação, são apresentados conteúdos específicos, voltados a um campo de atuação único.

Por meio da especialização, o profissional desenvolve conhecimento aprofundado que o habilita para atuar em áreas que exijam maior qualificação profissional, desenvolvimento intelectual e formação acadêmica.

Reconhecimento profissional

Obter reconhecimento profissional significa aumentar as responsabilidades. Ao especializar-se, é possível conquistar visibilidade no ambiente de trabalho e ter suas habilidades técnicas certificadas. Os profissionais especialistas são mais valorizados e reconhecidos por demonstrarem mais engajamento com a carreira.

Crescimento pessoal

Realizar uma especialização exige persistência, determinação e sacrifício. Todo o esforço dedicado a esse projeto ajuda o profissional a crescer como pessoa, mostrando a capacidade de assumir outros compromissos e realizá-los com empenho e comprometimento. Esses fatores também refletem na vida profissional, revelando ambição, dedicação e progresso com suas competências profissionais.

Oportunidade de networking

A pós-graduação possibilita atuar no mercado de trabalho em um nível diferente, dando oportunidade de conviver com outros profissionais com os mesmos interesses e campo de atuação.

Dessa forma, é possível criar possibilidades para o networking, ampliando a rede de contatos profissionais. Ao mesmo tempo em que o networking contribui para a execução de projetos em parcerias, trocando experiências e ideias, também colabora para a exposição do profissional, fazendo-o conhecido no mercado.

Ascensão de cargo

A ascensão profissional também é possível por meio de uma especialização. Ampliar o conhecimento de forma direcionada permite que novas oportunidades surjam em cargos mais altos, como na área de liderança.

A pós-graduação é valorizada pelo acesso a conhecimentos específicos e atualizados que possam melhorar o seu desempenho no local de trabalho. Esse fato, aliado ao tempo de atuação dedicado à empresa, pode garantir uma promoção.

Possibilidade de mudança da área

Especializar-se pode ser o pontapé inicial para o profissional que deseja se restabelecer no mercado de trabalho ou, até mesmo, mudar o campo de atuação. O curso permite focar a carreira em um campo específico da profissão ou combinar diferentes categorias de estudo. Um exemplo disso é o curso de administração hospitalar para os enfermeiros.

O que observar ao optar pela instituição para estudar?

Antes de iniciar sua especialização na área da saúde, você deve avaliar alguns fatores decisivos para escolher a melhor instituição de ensino. Veja:

Pesquise a reputação

Pesquise a reputação da instituição por meio de fontes não oficiais. Pergunte a amigos e colegas de trabalho que conhecem ou já participaram de algum programa de especialização.

Saiba as impressões e informações a respeito da qualidade dos cursos, da infraestrutura e da tecnologia utilizada na instituição. Escute a opinião de pessoas que trabalham na mesma área que você e já realizaram uma qualificação nessa fundação. Não se esqueça de se certificar quanto ao reconhecimento do curso pelo MEC, como citamos.

Considere a qualificação dos docentes

Um ponto que não deve ser negligenciado durante a procura pela melhor instituição é a qualificação dos professores. De nada adianta optar por um curso com um conteúdo incrível se o corpo docente não for qualificado e reconhecido. Especializações contam sempre com professores fixos e convidados, que trazem para a sala de aula a experiência adquirida no mercado diariamente.

Isso pode ser feito por meio de consulta aos históricos na Plataforma Lattes do CNPq — Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico — e também por informações dispostas no site da instituição que você considera uma boa opção para realizar a pós-graduação.

Analise os currículos dos professores, avaliando titularidades, nível de experiência e sua relevância na área de atuação, assim como na área das disciplinas que por eles serão ministradas.

O docente será o orientador por todo o período do programa de aperfeiçoamento, e será de sua responsabilidade transmitir conhecimento e experiência diretamente aos alunos. Logo, ele precisa ter bagagem teórica e prática para guiá-los nessa etapa profissional.

Verifique a grade curricular

Tão essencial quanto verificar a qualificação dos professores que serão responsáveis por ministrar as aulas é conhecer a grade curricular do programa de especialização. Os nomes das disciplinas, assim como o nome dos professores, também podem ser encontrados na página da instituição.

Caso não estejam disponíveis, é possível pedir uma cópia para a secretaria da organização que sediará o curso. Leia atentamente as emendas, pesquise as disciplinas que estão aliadas às suas pretensões e compare os cursos.

O corpo docente, a proposta pedagógica e as referências bibliográficas são o termômetro de uma disciplina. Já o conjunto de todas as disciplinas é o termômetro do curso, por isso, tenha atenção em relação a esses fatores.

Avalie a instituição de ensino

Antes de iniciar a especialização, certifique-se de avaliar a instituição de ensino. Além do curso, corpo docente e certificação do MEC, conheça a entidade. Procure sobre sua reputação, o tempo de atuação e a opinião de alunos que frequentaram os cursos ministrados.

Arcar com o custo de uma pós-graduação em um grande centro universitário nem sempre é possível, o que leva muitos profissionais a escolherem unidades novas no mercado. No entanto, é preciso lembrar que uma instituição renomada tem grande peso na formação e no currículo do aluno, podendo fazer diferença na seleção de emprego.

A infraestrutura também deve ser avaliada. A instituição oferece espaço físico para estudo, como laboratórios e bibliotecas? Os equipamentos são suficientes para atender os alunos? A grade de disciplinas tem aulas práticas e um ambiente de qualidade para desenvolvê-las?

É de suma importância que o profissional realize uma pós-graduação em saúde para alcançar o sucesso profissional e manter-se atualizado no mercado. Vimos, neste artigo, os principais fatores que devem ser avaliados antes de escolher uma especialização. A educação continuada é um investimento, que merece dedicação durante o período de realização e também no momento de escolha para que todo esforço durante a formação da nova qualificação profissional não seja em vão.

Você viu que a divulgação dos seus serviços também pode contribuir para o sucesso no mercado profissional. Por isso, separamos para você o nosso Guia completo: redes sociais para profissionais da saúde. Ele vai ajudá-lo a entender como promover-se como profissional nas principais redes sociais. Boa leitura!

Posts relacionados