Será que fazer pós-graduação aumenta salário? Confira!

Publicado por IDE CURSOS em 27 de fevereiro de 2018
Categorias:
Será que fazer pós-graduação aumenta salário? Confira!

O mercado de trabalho atual é marcado por um cenário de muita concorrência e poucas oportunidades, principalmente na área de saúde. Por isso, é fundamental que os profissionais estejam bem preparados para disputar as melhores vagas de emprego e habilitados para a constante busca de aumentar salário. A melhor maneira de conquistar destaque e crescer na carreira é investir em uma pós-graduação de qualidade.

Apenas a graduação não é mais garantia de uma vida profissional segura e bem-sucedida, pois com a globalização e a tecnologia evoluindo incessantemente, e a concorrência cada vez mais acirrada, a escolha pela atualização e aprendizado contínuo é um importante expediente para se destacar no mercado de trabalho e se sobressair diante dos concorrentes.

Em meio aos muitos obstáculos inerentes à busca do sucesso profissional e boa remuneração, quem está aberto ao aprendizado contínuo e procura manter-se atualizado com as novidades tem mais chances de conquistar as melhores oportunidades de emprego e obter reconhecimento profissional.

Pós-graduação possibilita conquistar melhores oportunidades e aumentar salário

De acordo com a empresa de recrutamento Catho Online, quem faz uma pós-graduação chega a receber até 70% mais de salário comparado ao profissional que não tem especialização. Além disso, realizar uma pós é a maneira eficaz de manter a empregabilidade.

Um estudo anterior realizado pela FGV (Fundação Getulio Vargas) aponta que cada ano de pós-graduação, abrangendo ainda o MBA (Master Business Administration), equivale a 40% de aumento salarial. Ou seja, o universitário que realiza um curso de especialização que tenha duração de dois anos pode conquistar até 80% a mais de salário em comparação com outros colegas.

Uma pesquisa realizada com 400 executivos pela consultoria de carreira Produtive mostrou que 68% deles já concluíram ao menos uma especialização ou MBA.

Esses dados só comprovam o princípio de que quem quer ter uma posição de destaque na carreira e deseja ser um profissional bem-sucedido precisa investir em uma pós-graduação que permita alcançar esses objetivos.

Outras vantagens profissionais para quem busca cursos de especialização

Escolher um bom curso de pós-graduação na área de saúde é uma ferramenta de sucesso importante, porém só esse procedimento não é garantia de bons resultados. É preciso considerar também a capacidade do profissional, o seu caráter pessoal e o acerto da área escolhida.

Além de aumentar o salário e obter destaque entre os demais, quem procura se especializar na carreira também conquista outras vantagens, como:

Criação de rede de contatos

Construir uma networking é importante ferramenta profissional. Por meio de uma rede de contatos eficiente, é possível estabelecer vínculos que futuramente podem se transformar em recomendações e indicações para vagas de trabalho.

Os cursos de especialização e pós-graduação são excelentes oportunidades para criar relacionamentos profissionais que podem assegurar bons negócios ou parcerias. A rede de contatos pode ser construída por meio de cursos presenciais e também na modalidade on-line.

Fortalecimento do currículo

Os profissionais que buscam constantes atualizações e aprendizados encontram melhores oportunidades de trabalho, pois seus currículos acabam recebendo mais destaque. Candidatos com boa habilitação podem investir em perfis profissionais nas redes sociais, assegurando oportunidades de receber excelentes propostas de trabalho.

Cursos de especialização e pós-graduação possibilitam o alcance de salários mais atrativos, promoções e, ainda, a preferência em processos seletivos ou recrutamentos. Além isso, é um importante adendo para quem deseja passar em um concurso público, especialmente para os profissionais da área de saúde.

Quanto mais qualificações a pessoa tiver, maiores serão seus diferenciais frente aos demais candidatos.

Possibilidade de crescimento profissional

O mercado de trabalho apresenta demandas por profissionais qualificados devido à necessidade de empregar mão de obra especializada em vários setores. Por isso, quem investe em cursos de pós-graduação tem mais oportunidades de desenvolvimento pessoal e técnico.

Ao buscar constante especialização, as oportunidades de contratação e promoção aumentam de forma considerável, assim como as possibilidades de crescimento profissional.

Propiciação da aquisição de conhecimentos

Ser um profissional especializado não é mais um diferencial, mas uma necessidade para quem busca reconhecimento e destaque na carreira. Quanto mais domínio sobre a área de atuação, maiores serão as oportunidades de conquistar as melhores vagas de emprego.

O aprendizado contínuo possibilita conhecimentos importantes, tanto para o desenvolvimento da carreira como para a valorização pessoal e profissional, requisitos importantes para quem atua na área de saúde. Além disso, manter constante aprendizado também é um fator de aperfeiçoamento na prestação de serviços do especialista.

Redirecionamento de carreira

A graduação, muitas vezes, oferece um conhecimento mais nivelado sobre a área de atuação escolhida, enquanto a pós possibilita aprendizados mais específicos. É bastante comum o profissional se formar em um ramo e, com o passar do tempo, sofrer alguma decepção ou desilusão e se frustrar com suas escolhas.

Nesses casos, não é preciso necessariamente desistir da área e realizar outra graduação. Uma alternativa inteligente é optar por um curso de especialização, que pode redirecionar a carreira para caminhos que tenham mais afinidade com os objetivos do profissional.

Na área de saúde existem muitas opções, como enfermagem, fisioterapia, educação física, farmácia e várias outras.

Especialização na área escolhida

A pós-graduação possibilita que o profissional se torne um especialista em seu campo de atuação, por meio de conhecimentos mais profundos e específicos sobre a área de interesse. Além disso, é a oportunidade de aplicar os conteúdos teóricos aprendidos na graduação, garantindo uma visão mais próxima do cotidiano da área de saúde.

O profissional fica mais capacitado para apresentar bom desempenho em seu local de trabalho, por meio do conhecimento, experiência e trocas de informações realizadas ao longo de seus estudos.

Boa escolha faz toda a diferença para quem busca reconhecimento profissional

Todas essas vantagens podem ser obtidas por quem busca aperfeiçoar seus conhecimentos, porém apenas os títulos acadêmicos não garantem o sucesso profissional.

É importante, também, que se desenvolvam outras características que não estão ligadas diretamente à formação acadêmica, como a facilidade para trabalhar em equipe e se relacionar com os colegas de trabalho, além do comprometimento com suas obrigações e a aplicação de inteligência emocional para lidar com os obstáculos diários da profissão.

É importante ressaltar que a qualidade do curso faz muita diferença na formação do profissional, por isso é fundamental investir em escolas qualificadas e reconhecidas.

Além disso, o retorno da pós-graduação deve significar mais que um atributo no currículo. O aluno deve aproveitar a formação para desenvolver suas principais habilidades e capacidades profissionais, ampliando seus conhecimentos sobre a área de saúde desejada.

A especialização e a busca constante de qualificação e aprendizado são importantes recursos para quem deseja obter sucesso na carreira e aumentar o salário. Por isso, investir em uma pós-graduação de qualidade é o caminho mais oportuno para alcançar as melhores oportunidades e conquistar reconhecimento profissional.

Quer saber mais sobre cursos de extensão e pós-graduação na área de saúde? Siga-nos nas redes sociais (Facebook e Instagram) e fique por dentro dos melhores conteúdos sobre carreira e muito mais!

Posts relacionados