Saiba como fazer pós-graduação na área de saúde em Fortaleza

Publicado por IDE Cursos em 11 de maio de 2018
Categorias:
Saiba como fazer pós-graduação na área de saúde em Fortaleza

Há alguns anos, ter uma graduação era o bastante para quem queria ascender profissionalmente. Porém, a corrida para o sucesso no mercado de trabalho tem exigido cada vez mais dos profissionais de todos os setores, e para a área da saúde não é diferente. Dessa maneira, dar sequência aos estudos e buscar uma especialização torna-se um caminho de grande importância para o crescimento profissional. Você sabe como fazer uma pós-graduação em Fortaleza? Nós podemos ajudar!

Neste artigo, mostraremos a relevância da pós-graduação e todas as vantagens que ela pode agregar em seu currículo. Além disso, traremos detalhes sobre as diversas opções de especialização na área de saúde em Fortaleza. Com isso, esperamos ajudar a motivá-lo para uma escolha acertada em sua capacitação profissional, e assim, conseguir destaque e crescimento no mercado de trabalho. Vamos lá?

Por que fazer um curso de pós-graduação?

Existem fatores importantes do meio profissional que, certamente, irão impulsioná-lo a buscar uma extensão de sua qualificação por meio de um curso de pós-graduação.

Acompanhe algumas razões consideráveis que tornam a especialização essencial para o profissional que queira crescer em sua carreira:

Acesso a oportunidades

A maioria dos processos de seleção realizados tanto pelas empresas privadas, quanto pelas instituições públicas, dão preferência e maior enfoque aos candidatos que optaram pela continuidade de seus estudos, não se limitando somente a conclusão do curso de graduação. A pós-graduação, que antes era tida, muitas vezes, como um título de bônus para a formação do aluno, passa a ser vista como uma exigência.

Hoje, a realização de uma graduação está a cada dia mais facilitada, possibilitando e ampliando o seu acesso a um número crescente de pessoas. Dessa maneira, visto a demanda de profissionais formados, o mercado necessita infundir maiores exigências para um recrutamento mais qualificado. Assim, a especialização torna-se instrumento de obrigatoriedade para a contratação do profissional.

A inovação tecnológica é um quesito muito importante a ser considerado, pois influencia e contribui para diversas práticas de desenvolvimento no mercado de trabalho. Dessa forma, torna-se imprescindível que os profissionais estejam aptos na condução estratégica de suas tarefas. Nesse caso, a especialização terá bastante relevância, sendo considerada ainda mais na hora de uma possível contratação.

Aumento do salário

Apesar da corrida educacional estar a todo vapor no mercado, fazendo, muitas vezes, a especialização ser uma extensão já pré-determinada da graduação, muitas empresas ainda incentivam seus funcionários com um aumento salarial resultante da realização do curso de pós-graduação.

Muita gente pode pensar que dado o grau de exigência do mercado por uma especialização, crescente para a conquista de postos de trabalho, sua influência pode não ter mais muito peso na conta para uma maximização dos salários.

No entanto, indicadores estatístico trazidos por diferentes corporações, como a Fundação Getúlio Vargas, e a empresa de recrutamento Catho Online, por exemplo, nos mostram resultados interessantes acerca dessa premissa. Em ambos, são estimados aumentos progressivos e significativos da renda mensal de um indivíduo, dado a adição de um ano a mais de estudo na trajetória acadêmica e profissional.

Networking

Outro fator de grande relevância que deve ser levado em conta dentro de um curso de pós-graduação é a vivência que o profissional pode conquistar em sala de aula. O espaço pode ser ideal para realização de seu marketing pessoal, contribuindo para o estabelecimento de relações profissionais com o potencial de serem facilitadoras de sua trajetória no mercado de trabalho.

As especializações profissionais, em sua maioria, convergem para as aplicações práticas, o que as diferencia dos cursos de graduação em que, geralmente, a formação é mais teórica. Dessa maneira, os conhecimentos acumulados serão trabalhados e praticados dentro do âmbito de um curso de pós-graduação. Nesse processo de aprendizagem, as trocas acadêmicas e profissionais terão maior espaço, fomentando parcerias de interesses mútuos.

Nesse contexto, a ampliação de seu networking é uma vantagem que a realização de um curso de pós-graduação pode proporcionar. A sua rede de contatos profissionais poderá ser consideravelmente desenvolvida, dada a relação e interação com professores e colegas que já possuem, muitas vezes, prestígio profissional. Esse poderá ser um mecanismo importante de impulso para sua carreira, abrindo as portas para boas indicações, e assim, ampliar suas possibilidades.

Conhecimento

Uma especialização profissional é um meio estratégico de aumentar seus conhecimentos para utilizá-los no mercado ou em qualquer outro âmbito de atuação em que estiver alocado. Dessa forma, essas aprendizagens poderão oportunizar meios para criação, inovação, minimização de conflitos, inteligência emocional e laboral, resolução de problemas, e ainda motivar o seu crescimento como profissional.

O conhecimento é um dos maiores tipos de capital humano de valor inestimado que um indivíduo pode tomar para si. Nessa direção, especializar-se por meio de um curso de pós-graduação é uma maneira incisiva do profissional investir nele próprio, proporcionando ganhos que irão para além do investimento na carreira, sendo uma iniciativa que dará frutos para toda a construção e condução da vida.

Dessa maneira, um curso de pós-graduação, será um amplificador de toda fundamentação científica já adquirida na graduação, proporcionando uma abrangência progressiva de conhecimentos. Isso será refletido tanto na especialização das práticas de trabalho, como nas relações de convivência e trocas acadêmicas.

Aprimoramento profissional

Com o acúmulo de capital humano possibilitado pela continuação dos estudos após a graduação, o aprimoramento profissional dentro do mercado de trabalho é, sem dúvida, um fator resultante desse esforço. Apesar de não propor garantias imediatas de promoção, a especialização será um agente facilitador para o crescimento em sua carreira.

Novos patamares, certamente, poderão ser alcançados, na medida em que você se tonar ainda mais apto, por meio dos novos conhecimentos e práticas adquiridas no curso de pós-graduação. Dessa maneira, será projetado um trampolim importante em sua vida profissional, viabilizando conquistas e experiências.

Vale ressaltar que aliado ao ganho de conhecimentos, o empenho e dedicação do funcionário são fundamentais para o aprimoramento profissional. Não adianta muito somente acumular títulos acadêmicos, e exigir o desfrute de salários melhores e outros privilégios, se não houver interesse e proatividade na execução prática das aprendizagens adquiridas.

Onde estudar?

Agora que você já sabe as vantagens, é muito importante se atentar ao local que busca para dar continuidade aos seus estudos. É de grande relevância que um curso de pós-graduação ofereça todo o aparato científico e acadêmico de qualidade para os seus alunos. A eficiência da aprendizagem e da passagem do conhecimento estarão diretamente ligados às possibilidades que serão ofertadas.

Uma instituição de ensino bem qualificada também é reconhecida e valorizada pelo mercado de trabalho, o que torna mais um motivo fundamental para considerar cuidadosamente a escolha do local em que vai estudar.

Em Fortaleza existe à disposição dos alunos diversas opções de cursos de pós-graduação para área de saúde. O I.D.E Cursos é um exemplo dentre as instituições de ensino que possuem boas referências acadêmicas e mercadológicas, agregando ao estudante toda a capacitação e encaminhamento profissional por meio de uma especialização de qualidade.

Quais os cursos possuem especialização em Fortaleza?

As opções para quem deseja se especializar na área de saúde na capital cearense são bastante abrangentes. O campo de cursos de pós-graduação possui grande extensão, o que possibilita ao discente escolher aquele que melhor adere à sua formação e preferências profissionais. Vejamos algumas das alternativas que poderão facilitar sua escolha:

Nutrição

O nutricionista é um profissional que tem sua dedicação voltada para a recuperação, promoção da saúde e qualidade de vida, por meio do cuidado e trato com a rotina alimentar de seus pacientes.

A área de nutrição possui uma relevância grande para um transcurso exitoso em sua carreira de trabalho. Sua extensão vai desde a nutrição clínica, saúde coletiva, indústria alimentícia, gastronomia e nutrição esportiva. O nutricionista pode atuar no mercado especializando-se no ramo que melhor se adequa às suas escolhas profissionais. Dentre a oferta de cursos de pós-graduação em Fortaleza para área de nutrição podemos destacar:

  • Nutrição Clínica, Funcional e Fitoterapia: essa é a única pós-graduação oferecida pelo mercado que promove a interação mútua entre as áreas de estudos da Nutrição em Fitoterapia e Clínica Funcional. Aqui os estudantes entenderão as etapas do rastreamento nutricional, interligados as individualidades genéticas, bioquímicas e métodos alternativos. Dessa forma, o profissional será direcionado para o embasamento acadêmico que promoverá sua capacitação profissional na área de nutrição clínica, com ênfase nos ramos sugeridos;
  • Controle de Qualidade dos Alimentos: o seu objetivo central é oferecer aos discentes qualificação profissional para uma atuação eficiente na execução de atividades relativas ao controle de qualidade, em locais de serviços diversos que manipulam alimentos. O aluno terá acesso a técnicas de conservação e cuidados específicos com os comestíveis, sempre visionando as orientações e exigências da vigilância sanitária. Sua ação se estende desde o âmbito industrial ao contato direto com consumo alimentício direcionado às pessoas.

Fisioterapia

Um fisioterapeuta tem papel em promover, por meio de seu trabalho, um auxílio muito importante na recuperação e tratamento de lesões, alterações genéticas, vícios de postura, acidentes, entre outros problemas que agem impedindo a capacidade funcional e física de uma pessoa.

Ele pode escolher sua especialização profissional em diferentes ramos da Fisioterapia Clínica e Saúde Pública Coletiva, enveredando ainda para os campos fitoterápicos. Dentro dessas grandes áreas que abrangem a fisioterapia, existem opções interessantes para quem deseja fazer um curso de pós-graduação. Vejamos algumas delas:

  • Fisioterapia em Uroginecologia: para quem almeja especializar-se e se aprofundar na área da fisioterapia que compreende a Urologia, Obstetrícia e Ginecologia essa é uma excelente alternativa. Dessa maneira, os especialistas nessa área buscarão tratar, avaliar e prevenir problemas eletivos a Uroginecologia. Assim, é objetivada a reabilitação pélvica em tratos cirúrgico, bem como o cuidado funcional geral, relativos à função perineal. Além de promover as aplicações para a formação especializada nesses campos, propicia a pesquisa e o ensino que são voltados aos valores da bioética e da ética;
  • Fisioterapia Dermatofuncional: esse curso de pós-graduação é ideal para os estudantes que visam dedicar-se às intervenções da fisioterapia dermatológica. É viabilizado ao discente a capacitação para o tratamento e análise das ações dermato funcionais. Além disso, são ensinados embasamentos críticos para o cuidado e manuseio com a recuperação do sistema tegumentar (pele). Também, é oportunizado o desenvolvimento de práticas profissionais que levem em conta os princípios morais, éticos e culturais diante de sua equipe multidisciplinar e pacientes;
  • Fisioterapia Neurofuncional: o objetivo principal da especialização nessa área é capacitar o profissional para o tratamento e cuidado de pacientes com problemas sensório-motores. Assim, o fisioterapeuta especialista nesse ramo será fundamental para auxiliar o indivíduo na recuperação de suas capacidades funcionais. Dessa maneira, é possibilitado ao aluno meios para atuação na área neurofuncional, fazendo uso de um repertório de compreensão da fisiologia e anatomia do sistema nervoso;
  • Fisioterapia Pediátrica: para quem gosta de trabalhar com crianças, o aprimoramento dos seus conhecimentos profissionais para atenção na saúde dos pequenos pode ser uma ótima escolha de curso na pós-graduação. É oferecido aos estudantes práticas de aprofundamento relativas às instâncias respiratórias, patologias neurológicas e musculoesqueléticas. Além disso, as demais habilidades fisioterápicas no ramo da pediatria são articuladas, proporcionando ao profissional qualificação para sua atuação no mercado de trabalho.

Fonoaudiologia

Um fonoaudiólogo desenvolve técnicas importantes de cuidados com a saúde humana. Tem seu trabalho direcionado a diferentes pontos, que vão desde as funções responsáveis pela mastigação, deglutição e respiração, as questões envoltas a comunicação humana.

Um profissional graduado em fonoaudiologia está habilitado a trabalhar em atividades que vão desde tratamento de problemas com a linguagem e dicção, ao cuidado com o aperfeiçoamento da voz de cantores e locutores. Nesse contexto, existem muitos ramos para a especialização profissional de um fonoaudiólogo, passando pela saúde coletiva, neuropsicologia, voz, linguagem, fonoaudiologia neurofuncional, entre muitos outros.

Atentemos para algumas alternativas de cursos de pós-graduação que competem a essa área:

  • Fonoaudiologia do Trabalho: esse curso de pós-graduação propiciará ao profissional sua atuação e prestação de serviços em ambientes laborais, a fim de desenvolver práticas de diagnósticos e prevenção que contemplem a dicção, a comunicação, a motricidade orofacial e a audição. Dessa maneira, o fonoaudiólogo será capacitado a promover dentro dos postos de trabalho diversas atividades que correspondem ao grupo de saúde ocupacional, acompanhando ainda os casos de reclamação trabalhistas relativos à sua área de atuação;
  • Motricidade Orofacial com ênfase em Fonoaudiologia Hospitalar e Disfagia: ao optar por essa especialização, será oferecida ao discente a capacitação para reabilitação e diagnóstico nos ramos que cabem a disfagia e a motricidade orofacial. Em vista disso, seu aprofundamento será voltado para a atuação em leitos hospitalares, home cares e unidades de terapia intensiva. O curso de pós-graduação procura também trabalhar a devida inserção do profissional no ambiente hospitalar, juntos as suas respectivas equipes multidisciplinares;
  • Audiologia: sua motivação principal é propor aos estudantes que possuem afinidade com o campo de audiologia uma capacitação integral, aprimorando e aprofundando os conhecimentos relativos a essa área. Assim, os profissionais atuarão na sondagem, orientação e intervenção nas disfunções auditivas, abrangendo o trabalho adaptativo de processamento e aparelhos auditivos;
  • Voz: essa especialização vislumbra proporcionar ao fonoaudiólogo uma ampla atuação em todas as vertentes de trabalho que competem a voz. Seu campo vai desde a reabilitação vocal, a intervenção e avaliação em voz profissional e clínica. Dessa forma, os profissionais especialistas nesse ramo, serão capacitados para atender pacientes com disfunções ou alterações na voz. Além disso, professores de canto e demais pessoas que trabalham expressivamente com as cordas vocais, também estarão dentro do quadrante de sua atuação;
  • Perícia e Assistência Técnica em Fonoaudiologia: a especialização profissional nessa área tem o objetivo central em disponibilizar ao fonoaudiólogo conhecimentos teóricos que irão possibilitar sua atuação como Assistente Técnico das partes ou Perito de Juízo. Os profissionais de saúde também contarão com auxílio para o exercício de atividades que serão vinculadas à Justiça do Trabalho.

Enfermagem

Um enfermeiro trabalha em parceria com outros profissionais da saúde, sendo fundamental para a promoção e o restabelecimento da saúde dos pacientes.

Ele possui um âmbito de atuação bastante abrangente e variado, podendo estender sua performance profissional para os campos da pediatria, oncologia, obstetrícia, clínica cirúrgica, emergência, gestão e liderança, enfermagem do trabalhado dentre muitos outros. Visando a construção do conhecimento na área da enfermagem, podemos listar algumas opções de cursos de pós-graduação:

  • Enfermagem em Saúde da Mulher: os enfermeiros que desejarem seguir seus estudos nesse campo profissional se tornarão especialistas com cerne na humanização do cuidado e tratamento da saúde feminina. Assim, estarão aptos a fazer o acompanhamento de um parto normal, sendo capazes de realizar a identificação do perinatal e riscos obstétricos. Assim, é possibilitada todas as bases acadêmicas para o trabalho extensivo a todas as nuances da saúde da mulher;
  • Enfermagem Forense: para quem deseja aplicar seus conhecimentos na área criminológica e de violência, essa pode ser uma excelente opção de especialização profissional. Nesse curso de pós-graduação, você receberá meios para o tratamento de pessoas que foram vítimas dos diversos tipos de violência, desde estupro a violência doméstica e urbana, atos criminosos, entre outros. Será também possibilitado a capacitação de serviços especiais para as vítimas em casos de óbito. Além do mais, o enfermeiro poderá fazer o acompanhamento de cuidados médico a pessoas que estão sob custódia judicial;
  • Enfermagem em Centro-cirúrgico: esse curso de pós-graduação é uma ótima alternativa para os enfermeiros que possuem identificação profissional com o ambiente hospitalar cirúrgico. Os que optarem por se especializar nesse campo de trabalho serão formados para atuar na Central de Material e Esterilização, e no âmbito da Recuperação Anestésica e Centro Cirúrgico. Dessa maneira, os profissionais serão capacitados para o cuidado e assistência com os pacientes em todas etapas do processo operatório. Além disso, receberão embasamentos humanísticos, com suporte clínico e epidemiológico para atuação no contexto do SUS;
  • Enfermagem em Cardiologia: o enfermeiro que escolher seguir seus estudos nesse curso de pós-graduação receberá todo o enfoque para a realização de seu trabalho profissional especializado no trato de pacientes portadores das diversas cardiopatias. As atividades serão aprofundadas na gestão das unidades de hemodinâmica e cardiologia, qualificando e capacitando o profissional para o atendimento particularizado a esse público;
  • Enfermagem em Oncologia: essa especialização profissional está centrada na formação de enfermeiros que queiram aprofundar seus conhecimentos e trabalhar nas áreas voltadas ao cuidado de pacientes portadores de câncer, prestando assistência também à família do enfermo. Esse curso de pós-graduação promove estratégias para o trabalho com o enfrentamento do câncer no Brasil, com base humanística e clínica, direcionando o profissional a atuar nas três esferas da saúde existentes no país;
  • Enfermagem em UTI Geral: o curso de pós-graduação nesse campo de atuação visa capacitar enfermeiros que desejam vivenciar suas práticas profissionais no cuidado dos pacientes que se encontram nas Unidades de Terapia Intensiva. Dessa forma, o profissional é qualificado com princípios de humanização, equidade e integralidade, para o cuidado em todas complexidades e assistência nos diferentes contextos hospitalares da UTI.

Multiprofissional

Existem também opções de cursos de pós-graduação abrangentes a toda área da saúde, possuindo característica multidisciplinar. Trata-se de um ensino multiprofissional, tendo sua oferta voltada para graduados dos mais diversos ramos que competem a saúde.

Um profissional da saúde também tem a possibilidade de ir além das fronteiras que regem o campo de trabalho restrito ao seu curso de graduação. Dessa maneira, existem alternativas de somar qualificações que promovam sua atuação profissional em áreas paralelas. Nessa perspectiva, vejamos opções de cursos multiprofissionais de pós-graduação que podem ser realizados por profissionais de diversas áreas da saúde:

  • MBA – Auditoria em serviços de saúde: ao escolher especializar-se nessa área de atuação, o profissional da saúde será capacitado a exercer funções que competem a gestão dos seguimentos de saúde. Desse modo, se o graduado possui afinidade com o ramo administrativo, esta é uma ótima alternativa de pós-graduação. É um curso que harmoniza a atuação em gestão e controle de auditorias e sistemas, promovendo lideranças administrativas dentro do universo dos serviços de saúde.
  • Saúde coletiva: esse é um curso de pós-graduação voltado para capacitar profissionais que desejam atuar com pesquisa, gerenciamento e investigação de ações e demais práticas que integram a área da saúde coletiva. Desse forma, o curso busca levar o aluno a criticidade e competência técnica do entendimento das políticas públicas e programas de saúde, primando pela qualidade de vida da população.

Dar sequência aos estudos após a conclusão da graduação e ousar especializar-se no ramo em que se identifica, é de suma importância para sua permanência no mercado de trabalho e sucesso profissional. Vimos, neste artigo, o quanto é relevante para a formação e atuação de um profissional de saúde a escolha de uma instituição de ensino qualificada para uma capacitação eficiente.

Aproveite para conhecer e fazer sua escolha hoje mesmo, entre as tantas opções oferecidas no mercado de cursos de pós-graduação em Fortaleza, e assim conquistar seu espaço profissional, alavancando suas chances de crescimento na carreira.

E aí, gostou do post? Pois não deixe de baixar também o nosso “Guia completo para profissionais de saúde: como escolher a melhor especialização para a sua carreira!”, e garanta boas informações que ajudarão a fomentar o seu sucesso profissional!

Posts relacionados