Por que escolher a pós-graduação em Avaliação Psicológica?

Publicado por IDE Cursos em 31 de agosto de 2018
Categorias:
Por que escolher a pós-graduação em Avaliação Psicológica?

A avaliação psicológica e, especificamente o uso dos testes de uso restrito dos psicólogos, é o diferencial dessa profissão. Em qualquer área da Psicologia, seu uso será um diferencial em qualquer atividade multidisciplinar e principalmente na atuação individual do profissional psicólogo.

Investir em aprimoramentos e aperfeiçoamento técnico é algo fundamental para quem quer ter destaque em qualquer profissão, sobretudo quando se trata de uma área tão competitiva quanto a de saúde. Nesse contexto, entender por que você deve escolher a pós-graduação em Avaliação Psicológica pode ser muito interessante.

Estamos falando de um ramo em forte crescimento, que pode, já nos dias de hoje, proporcionar bons rendimentos e cargos. Isso vale especialmente para quem está devidamente preparado para prestar um serviço de qualidade.

Quer aprender um pouco mais sobre o tema? Confira o conteúdo a seguir!

O que é Avaliação Psicológica?

A Avaliação Psicológica pode ser entendida como uma área de atuação bastante ampla. Seu principal objetivo é o de avaliar e compreender aspectos da estrutura e da psicodinâmica de personalidade da uma pessoa por uma série de ângulos e referenciais técnicos e científicos. Tais pontos são estudados minuciosamente pelo profissional, diante de contextos clínicos e institucionais diversos. Deve-se oferecer um conhecimento mais profundo sobre testes psicológicos e avaliações comportamentais. Inclusive possibilitando a emissão de documentos legais sobre a avaliação realizada.

Outro objetivo é qualificar os profissionais, propiciando uma visão crítica. Uma formação fundamentada nos preceitos éticos e legais, propostos pelo Conselho Federal de Psicologia em suas Resoluções, além das Legislações vigentes em nosso País. Desse modo, respalda-se e torna-se viável adotar condutas em relação ao indivíduo de maneira muito mais segura. Ao fazer uma pós-graduação específica nesse campo, ganha-se um embasamento para lidar com os desafios da profissão e para executar as atividades relacionadas à Avaliação Psicológica.

Qual a importância da pós-graduação em Avaliação Psicológica?

Como a saúde é um campo no qual o estudo constante é uma obrigação, fazer uma especialização é sempre uma boa ideia. E crucial, quando falamos da Psicologia, uma área de estudo repleta de possibilidades, em constantes mudanças e sob impactos diversos, ressaltando a tecnologia e do atual estilo de vida.

Durante a graduação, é possível conhecer os principais conceitos da psiquê humana e compreender melhor o comportamento humano. Contudo, não vem sendo suficiente para preparados os egressos discentes ao mercado de trabalho. Por outro lado, com a formação continuada, em nível de pós-graduação, é possível obter competências especializadas. Ou seja, habilidades, conhecimentos e o desenvolvimento de atitudes coerentes com o perfil profissional que se espera de um psicólogo sobre os temas de seu interesse.

Trata-se de uma maneira eficiente de ganhar amplitude na Psicologia e se tornar apto a conquistar melhores oportunidades de atuação dentro da profissão. Tudo isso ocorre em consonância com os seus objetivos e projetos de vida no que se refere ao que oferece, no momento, o mercado de trabalho.

Para quem o curso é indicado?

A pós-graduação em Avaliação Psicológica é, portanto, uma excelente escolha para quem deseja agregar valor a seu currículo. Mas também adquirir conhecimentos mais aprofundados, otimizar o network e fazer marketing pessoal. Consequentemente, ampliar as chances de ter sucesso na área, além de adquirir expertise na temática e tornar-se uma autoridade frente a seus concorrentes e à credibilidade de seus clientes.

Como funciona esse curso de especialização?

O curso é exclusivamente voltado aos graduados em Psicologia. Incluem-se nesse grupo os alunos recém-formados, mas também os profissionais que já estão inseridos no mercado de trabalho. Mas antes de optar pela pós-graduação em Avaliação Psicológica, é fundamental compreender como o curso funciona, não é mesmo?

O diferencial pode estar justamente no olhar ampliado sobre as possibilidades de demanda por avaliação psicológica e psicossocial, além das tradicionais áreas (escolar, clínica, trânsito e organizacional).

Conteúdos estudados

Durante a pós-graduação em Avaliação Psicológica, os estudantes adquirem embasamentos teóricos científicos relacionados às técnicas e aos processos de diagnósticos e intervenções psicossociais. Eles participam constantemente de atividades práticas e contam com a orientação de profissionais com competência técnica e atuantes em cada especificidade.

A especialização proporciona a aprendizagem dos principais instrumentos de Avaliação Psicológica, fundamentados na metodologia de aplicação e de mensuração de cada teste.

Além disso, a formação em Avaliação Psicológica contempla temas emergentes e transversais para a atuação do especialista, tais como:

  • As psicopatologias contidas no DSM-V e no CID-11;
  • O diagnóstico em áreas como: esporte, tráfego, educação, trabalho, jurídica, cirurgias bariátrica e de vasectomia, dentre outras;
  • A Perícia e Assistência Técnica Psicológica.

Uma vez que essa pós-graduação é finalizada, o aluno se torna apto a realizar processos de avaliação psicossocial. Inclusive emitir documentos legais nos contextos de atuação profissional, inclusive como perito judicial.

Como é o mercado para pós-graduados na área?

Fica fácil perceber que, diante de um mercado de trabalho extremamente concorrido, tende a ser valorizado em seu campo de atuação o profissional que demonstra competência técnica para atender as demandas da sociedade e das questões contemporâneas, não é?

Essa formação continuada permite uma análise mais precisa e detalhada dos perfis de personalidade e comportamentais das pessoas submetidas a diversas formas de avaliação psicossocial. Avaliação, esta, a partir do uso de baterias de testes psicológicos e demais recursos de diagnóstico e intervenção, cujo uso é restrito aos psicológicos. Nesse sentido, a pós-graduação em Avaliação Psicológica oferece um amplo espectro de possibilidades.

Por exemplo, o Recursos Humanos de empresas públicas e privadas que é um importante mecanismo para o sucesso de qualquer organização. A Avaliação Psicológica também se mostra  determinante quando são compulsórias por demanda legal. Como habilitação de direção, vigilantes e/ou pessoas que fazem uso de porte de armas. Assim como trabalhadores em condições de risco, tais como: trabalho em altura, em linhas energizadas, confinado e nas pericias judiciais nas áreas do Direito de Família, Civil e do Trabalho.

Como vimos, essa área da Psicologia pode ser aplicada em diversas esferas. Portanto, podemos afirmar que os conhecimentos adquiridos no curso de especialização são essenciais tanto para o profissional quanto para a sociedade.

E agora, entendeu um pouco melhor por que você deve fazer uma pós-graduação em Avaliação Psicológica? Ficou interessado em adquirir esses conhecimentos? Então, entre em contato com a nossa empresa e conheça o curso que oferecemos!

Posts relacionados