Enfermagem de alto nível, especialidades e muito mais no 2º dia do CBEE 2018

Publicado por IDE Cursos em 2 de dezembro de 2018
Categorias:
Enfermagem de alto nível, especialidades e muito mais no 2º dia do CBEE 2018

O segundo dia do 4º Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem trouxe um conteúdo muito diversificado desde o começo do dia.

O enfermeiro especialista na UTI, no serviço público, nos cuidados paliativos e auditoria foram alguns dos destaques. Sempre mostrando aos enfermeiros (e futuros enfermeiros) presentes que o estudo permite grandes oportunidades. E as oportunidades estão aumentando cada vez mais na área de Enfermagem.

Confira a seguir um pouco do que rolou em algumas das palestras do dia.

Fernando Ramos e os cuidados na UTI

Enfermeiro Neutointensivista, Fernando Ramos trouxe o passado da UTI e o presente. Um grande avanço para a Saúde, atualmente a Enfermagem pode contar com medicamentos que tem uma resposta de tratamento muito mais rápido que antigamente. Possibilitando um cuidado muito mais eficaz aos pacientes.

De forma clara e objetiva, o palestrante apresentou a realidade do trabalho de um enfermeiro na Unidade de Terapia Intensiva. Quebrou a visão de na UTI ser um dos trabalhos mais intensos e mostrou ser um espaço calmo. Calmo por ser um ambiente em que o paciente precisa de maior atenção e cuidados, mas também tranquilidade para se recuperar.

Uma especialidade que precisa de muito conhecimento técnico (princípios científicos, treinar na faculdade, saber como faz, experiência adquirida na prática), mas também uma visão holística. Perceber que o cuidado está no paciente, mas também na família do paciente. É o enfermeiro de alto nível que deve ser o elo entre equipe, paciente e família.

Rômulo Passos e o enfermeiro no serviço público

Uma palestra sobre O mundo do trabalho para o enfermeiro especialista no serviço público, Rômulo Passos foi um dos grandes sucessos do 4º CBEE. Uma das celebridades da Enfermagem, ele começou com grande estímulo aos enfermeiros presentes, com uma valorização para uma Enfermagem representativa e empoderada.

Uma Enfermagem que precisa de mais especialistas, ainda mais quando visto as oportunidades em crescimento quanto às novas vagas em concursos para enfermeiros especialistas. Atualmente, 60% das vagas disponíveis para enfermeiros no país são no setor público, mas os melhores cargos estão voltados para especialistas. Por isso é preciso foco no estudo, se esforçar, persistir e não desistir. Aprender com os erros e encará-los como um aprendizado.

Sandra Valesca e os cuidados paliativos

Dentre as palestras mais emocionantes do dia, Sandra Valesca trouxe verdades em sua palestra O papel do enfermeiro no processo de paliação da criança. Em diversos momentos ela deixou claro e reforçou que “cuidados paliativos não é deixar o paciente morrer”. A paliação engloba tomar terminados cuidados que são necessários para a manutenção da vida. Uma decisão tomada entre a equipe junto à família.

A empatia que o enfermeiro deve ter em seu trabalho, neste caso, aparece principalmente na atenção que deve ter ao falar com a família de uma criança que está em estado de paliação. Possibilitar o máximo de momentos felizes para o paciente, mas também para a família, permitir que a família esteja presente no que poderá ser os últimos momentos.

Fredson Ferraz e o avanço do Enfermeiro Auditor

Coordenador da pós-graduação em Auditoria do IDE, Fredson Ferraz encerrou o segundo dia com sua palestra O enfermeiro auditor e o mundo do trabalho.

Contextualizando o que o enfermeiro auditor faz na prática, Fredson apresentou a realidade das oportunidades de trabalho para o profissional de Enfermagem especialista em Auditoria. E mostrou que é uma área em grande expansão. Além de poder trabalhar em instituições hospitalares, o enfermeiro auditor também pode atuar em operadoras de planos de saúde e na saúde pública. Mas para isso, é preciso estar atento às notícias para saber quando e onde aproveitá-las.

Um trabalho que cada vez mais procura por meios de melhorar o atendimento ao paciente, reduzir custos e facilitar processos, a Auditoria tem se fortalecido e ganhado mais espaço no mercado de trabalho.

Posts relacionados