Crescimento profissional: quanto o profissional da saúde deve investir?

Publicado por IDE CURSOS em 8 de março de 2018
Categorias:
Crescimento profissional: quanto o profissional da saúde deve investir?

Atualmente estamos vivendo em um momento de crise econômica, o que faz com que o mercado de trabalho se torne cada vez mais competitivo e exigente. É comum que nesse momento estejamos reavaliando o orçamento e surja a dúvida: quanto investir no crescimento profissional?

Quem busca se destacar no mercado e ter sucesso profissional precisa investir na carreira, independente da área de atuação. Porém, para profissionais da área da saúde no Brasil, esse aperfeiçoamento é ainda mais importante, pois atualiza técnicas que podem ser usadas para o tratamento dos pacientes.

A pós-graduação e a especialização enriquecem o currículo e trazem retorno a médio e longo prazo, inclusive financeiro. Portanto, é importante investir tempo e dinheiro em você mesmo de forma planejada, avaliando a situação financeira e se programando.

Continue acompanhando nosso artigo para criar uma definição de quanto aplicar em sua carreira!

Vantagens de se investir na carreira

Muitas empresas e concursos exigem como pré-requisito para participar do processo seletivo a apresentação de títulos e certificados de especialização profissional. Investir em uma pós ou em uma extensão permite que você aplique seus conhecimentos de forma estratégica em qualquer área que estiver atuando.

Existem inúmeros bons motivos para o profissional da área da saúde investir no seu crescimento profissional. Os cursos podem ter segmentos diferenciados e permitir novas técnicas e visões para o tratamento de algumas doenças, gerando autoconfiança e também confiança por parte dos pacientes.

É preciso escolher bons cursos, que acrescentem algo de valioso na sua formação, pois isso aumenta sua credibilidade no trabalho. Também é necessário selecionar as melhores instituições de ensino, que sejam reconhecidas e que lhe destaquem entre os outros profissionais.

Além de renovar seus conhecimentos, o estudo possibilita que você receba uma promoção ou um aumento de salário, traz mais motivação, responsabilidade e amplia sua rede de contatos. Isto é muito importante para quem quer ter sempre oportunidade no mercado de trabalho, afinal, é imprescindível ter um bom networking e um relacionamento agradável com os pacientes e com os colegas de profissão.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre qual área seguir, uma opção é pesquisar quais segmentos apresentam maior déficit de profissionais capacitados. Desta forma, se você ainda não estiver estabilizado no mercado de trabalho, as chances de conseguir um emprego são maiores.

Maneiras de investir no crescimento profissional

Ao se formar, o profissional tem uma série de opções de cursos que podem ser feitos: mestrados, pós-graduações, especializações, MBA’s e cursos complementares. É preciso se questionar qual é o melhor momento para começar e como um curso realizado depois da graduação pode lhe ajudar a crescer profissionalmente.

Dar continuidade aos estudos torna seu currículo mais atrativo, pois demonstra que você tem interesse em aprender e desenvolver suas habilidades. Isso faz com que os empregadores cheguem à conclusão que o profissional é dedicado e competente, facilitando a colocação e a promoção no mercado de trabalho.

Quem já trabalha precisa saber gerir o tempo para conseguir seguir um curso. Alguns cursos de curta duração podem ser feitos durante as férias, assim como há cursos de especialização e pós-graduação oferecidos aos finais de semana. Os valores variam, mas é possível conseguir bons descontos em pagamentos à vista, portanto, fique atento a esses detalhes.

É interessante procurar diversificar suas competências. Aprenda um novo idioma, explore outras áreas e busque soluções inovadoras, compreendendo as necessidades do mercado de trabalho. Não fique defasado com relação à tecnologia, ela também é uma auxiliar muito importante na área da saúde e está sempre em constante atualização

Para facilitar, estabeleça as metas e os objetivos que você pretende alcançar para evoluir e progredir com a pós. Invista bastante tempo refletindo sobre suas principais habilidades e dificuldades e quais serão os principais desafios para superá-las.

Avalie sua situação financeira e coloque em uma planilha os gastos que você terá com o curso que pretende fazer. Faça um diagnóstico detalhado da sua situação atual e, se for necessário, adapte o padrão de vida e economize. Lembre-se que você tem resultados para alcançar e não desanime. Leve também em consideração o tempo que você tem disponível.

Como medir o crescimento profissional

Otimizar e medir o crescimento profissional são aspirações de quem busca sempre se inovar e atuar como um profissional de excelência.

Por meio de uma pós existe a possibilidade de atuar em profissões que talvez você ainda não tenha cogitado trabalhar. É possível tornar-se pesquisador, gestor ou até mesmo educador. Aprofundar seu conhecimento é um investimento que traz noções das novidades do mercado de trabalho e expande horizontes dentro e fora do ambiente profissional. Além disso, torna você um profissional menos generalista e mais especialista, preparado para atuar de forma mais capacitada.

Também é essencial saber trabalhar bem em equipe. Seja humilde para pedir auxílio nas tarefas que você não está acostumado a realizar ou ainda não sente segurança de executar. Do mesmo modo, esteja sempre disponível para auxiliar os colegas com as dúvidas que eles venham a ter. Trocar experiências é algo que faz com que cresçamos não só profissionalmente, como também pessoalmente.

Uma forma de mensurar o retorno dos seus investimentos profissionais é avaliando o aumento no número de pacientes e de retorno deles. Além disso, analise se os seus pacientes costumam indicar você para conhecidos.

Por fim, não perca o foco e a determinação, não tenha medo de arriscar e apostar no seu crescimento profissional. Procure transpor da melhor maneira possível os obstáculos que venham a surgir. Ao se comprometer com um projeto, não desista dele e persevere até que consiga atingir todos os resultados que você almeja.

Portanto, decidir quanto investir no crescimento profissional é uma questão pessoal, mas que nunca deve ser deixado de lado. Com a dinâmica do mercado atual, sem dúvidas, ficar parado não é a melhor escolha!

Se você gostou das dicas e quer saber mais, assine nossa newsletter e receba um conteúdo exclusivo!

Posts relacionados