Conheça 7 séries que todo profissional de saúde deve assistir

Publicado por em 9 de novembro de 2018
Categorias:
Conheça 7 séries que todo profissional de saúde deve assistir

Em qualquer área profissional, tirar alguns momentos de descanso é essencial para manter a sanidade e a capacidade de exercer as suas funções. Séries audiovisuais são uma ótima ideia para quem quer relaxar e sem ocupar muito tempo do dia. Em se tratando da área de Saúde, há séries que podem envolver pelo tema relacionado à saúde. Por isso mesmo, conhecer as séries que todo profissional de saúde deve assistir pode ser muito interessante.

Existem produções de alto nível que ajudam não apenas a entreter, mas também podem informar e despertar o desejo por novos conhecimentos, desde que haja parcimônia para filtrar as informações dramatizadas. Confira a lista que montamos a seguir e prepare a sua pipoca!

1. The Good Doctor

The Good Doctor pode ser considerada uma das séries de maior sucesso no momento e o seu tema envolve a área de saúde. A produção fala sobre um jovem cirurgião chamado Shaun Murphy, que se encontra no espectro do autismo. A ideia original do enredo é sul-coreana, mas um ator americano comprou os direito e, hoje em dia, é um dos maiores êxitos televisivos dos Estados Unidos.

Nos episódios, esse médico, que em função da sua condição patológica não é capaz de se conectar pessoalmente com os companheiros do hospital ou sequer os seus pacientes, utiliza seus dons extraordinários para salvar vidas. Por ser autista, o personagem tem alguns traços de caráter muito particulares, que incluem uma memória quase fotográfica.

2. Psi

Entre as séries que todo profissional de saúde deve assistir está uma produção brasileira e de altíssima qualidade, chamada Psi. O enredo é focado no personagem Carlo Antonini, interpretado pelo ator Emilio de Mello, que é um psicólogo com uma predileção por casos extraordinários, apostilas de psicologia e o desafio que eles representam. 

A ambientação, que é filmada em São Paulo, é muito interessante. O espectador tem a possibilidade de observar não apenas os casos clínicos, mas também questionamentos sobre os principais temas existenciais do mundo moderno. A produção se baseia na obra do colunista e psicanalista de origem italiana radicado no Brasil, Contardo Calligaris.

3. Web Therapy

De início, Web Therapy chamou a atenção do grande público por ser protagonizada por Lisa Kudrow, a estrela que interpretou a personagem Phoebe, no acachapante sucesso “Friends”. No entanto, o público e a crítica não demoraram a perceber que a produção tinha muito a oferecer em termos de conteúdo, informação e entretenimento.

A trama conta a história de Fiona Wallice, uma terapeuta que utiliza a internet como um meio de tratar os seus pacientes. Diferentemente do que ocorreria em sessões tradicionais de uma hora, a profissional tem convicção de que, em apenas três minutos, ela é perfeitamente capaz de tratar alguém de forma eficaz.

A sua prerrogativa é que os pacientes, em função do pequeno tempo disponível, focam naquilo que é realmente importante. É um interessante enredo de psicologia social, visto que geralmente, no fim das contas, Fiona acaba falando também sobre os seus próprios assuntos, medos e questionamentos.

4. The Knick 

The Knick é um série de televisão dirigida por Steven Soderbergh, estrelada por Clive Owen e, definitivamente, precisa estar entre as séries que todo profissional de saúde deve assistir. Trata da vida de um brilhante cirurgião, que é pioneiro no uso de novos métodos na medicina, mas que guarda um importante segredo: o vício em cocaína.

A trama é centrada no dia a dia do Hospital Knickerbocker e dos funcionários do local, incluindo não só médicos, mas como enfermeiras e o resto da equipe, mostrando as dificuldades pessoais do árduo dia a dia de um hospital, focando nas relações interpessoais e como os problemas de cada um influenciam nos momentos mais difíceis.

5. Call the Midwife 

Call the Midwife é uma série que oferece uma abordagem fascinante de uma comunidade que se encontra à beira de uma tremenda mudança social, sendo uma visão íntima, engraçada e sobretudo verossímil da realidade das parteiras e das famílias do leste de Londres na década de 50.

A trajetória de Jenny Lee (Jessica Raine) é garantia de entretenimento, com foco no dia a dia dessa enfermeira de 22 anos que atua junto a um grupo de freiras no East End Londrino. O programa constrói um painel de uma região de baixa renda na cidade e retrata a escassez de recursos que dominava a rotina da sua população. 

6. Rotten 

É impossível falar sobre as séries que todo profissional de saúde deve assistir sem citar Rotten, que tem o estilo de documentário e vem sendo uma das boas surpresas do catálogo da Netflix. A ideia é mostrar o submundo da indústria de alimentos e os seus interesses escusos, que passam por cima de conceitos éticos e morais. 

O conteúdo vai elucidando o que acontece desde a adulteração de mel pelas empresas chinesas até os esquemas de privatização da pesca nos Estados Unidos, reforçando a importância de uma articulação política intensa da sociedade para proteger o que entra no nosso prato de cada dia.

7. Code Black

Se você pensava que somente no Brasil os hospitais e clínicas públicas ficam com excesso de pacientes, Code Black é, definitivamente, uma Série para profissionais da saúde que você deve assistir quando puder. Nos episódios, a produção mostra que essa é a realidade de muitos estabelecimentos, mesmo em um país desenvolvido.

A produção baseia-se em um documentário sobre o código negro, ou Code Black, que dá nome à série, e é um termo utilizado quando a unidade médica tem lotação acima da sua capacidade de atendimentos. Uma das estrelas é o ator Rob Lowe, astro dos filmes de ação e romance dos anos 80, que surpreende muitos críticos pela consistência de seu personagem.

Como você pôde ver, existem muitas séries para profissionais de saúde que os ajudam a unir entretenimento com algum aprendizado, visto que algumas rotinas e procedimentos são retratados de maneira precisa nessas tramas. Prepare a pipoca, use o seu discernimento e divirta-se com essas produções!

E você, gostou de conhecer as séries que todo profissional de saúde deve assistir? Faltou alguma produção interessante nessa lista? Então, dê a sua opinião e compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

 

Posts relacionados