Começou! 4º Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem

Publicado por IDE Cursos em 1 de dezembro de 2018
Categorias:
Começou! 4º Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem

Hoje, dia 30 de Novembro, foi início do 4º Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem, o CBEE.

Realizado pelo IDE, o tema central do CBEE 2018 é “A Enfermagem de alto nível que precisamos mostrar à sociedade”.

Este ano, a cidade que está sediando o evento é Recife. Cidade multicultural, todo o espaço está marcado com elementos da cultura pernambucana e imagens da capital. E para a cerimônia de abertura, começamos com uma linda apresentação de poesia e frevo.

“Todos precisam saber e você precisa falar”

Tema da palestra de abertura do 4º CBEE, Gilmar Júnior (Presidente do CBEE) foi uma das vozes mais aguardadas do congresso. Com muito entusiasmo, ele levantou a moral dos participantes da noite trazendo verdades sobre o trabalho do enfermeiro e como este precisa ser valorizado.

Como é visto o enfermeiro no exterior? Gilmar trouxe pesquisas em que, no Reino Unido e EUA, o enfermeiro é uma das profissões mais bem vistas perante a sociedade. Já no Brasil, não é do mesmo jeito.

O Presidente trouxe como exemplo a própria imprensa que em muitos casos dá maior destaque a outros profissionais de Saúde, enquanto o enfermeiro é deixado de lado. Algo que pode ser visto inclusive em séries televisivas de grande sucesso. Uma situação que influencia a sociedade em geral que enxerga a Enfermagem de forma errônea.

E é por isso que o enfermeiro precisa ter voz! Quebrar mitos e paradigmas, mostrar que o trabalho do enfermeiro é o cuidado como ciência. São anos de estudos para aplicar todo esse conhecimento em um atendimento melhor.

Como exemplo de como ser ouvido, Gilmar fala das redes sociais aos enfermeiros participantes do evento. Apresentar conteúdos de grande conhecimento do enfermeiro ajudam a dar voz à Enfermagem. Da mesma forma, é importante estudar e focar em uma especialidade das várias áreas da Enfermagem.

Prêmio Enfermeiros que Pensam Além 2018

Não parando por aí, a noite também foi de muito reconhecimento profissional e prêmio.

Todo ano, o CBEE prestigia um enfermeiro que foi de grande destaque para a Enfermagem. E nesta 4ª edição não seria diferente.

O prêmio Enfermeiros que Pensam Além 2018 foi para Richardes de Souza Caúla.

Pós-graduado em Saúde da Mulher com habilitação em Ginecologia e Obstetrícia em Enfermagem, ele é docente no IDE e gestor da qualidade do Hospital Guararapes.

Além dos agradecimentos, Richardes também deixou a seguinte frase que representa muito bem o enfermeiro:

“A gente acorda todos os dias com a motivação de fazer uma Enfermagem cada vez melhor”

O que será que nos espera nesses próximos dias? Confira tudo aqui em nosso blog e siga a gente no Instagram e Facebook para acompanhar o evento todos os dias.

Posts relacionados