Aplicativos para nutricionistas: confira 7 para otimizar seu tempo

Publicado por IDE CURSOS em 27 de fevereiro de 2018
Categorias:
Aplicativos para nutricionistas: confira 7 para otimizar seu tempo

Com a era da tecnologia, temos cada vez mais o mundo na palma das mãos — e, quando se trata de saúde, não poderia ser diferente. O mercado já conta com inúmeros aplicativos para nutricionistas, que facilitam a vida tanto do profissional quanto do paciente.

Eles desempenham muitas funções: desde lembretes simples, como o de beber água, até usos mais complexos, como calcular a quantidade de calorias necessárias para manter o organismo em funcionamento.

Os especialistas em saúde concordam que não podem ficar para trás quando se trata de inovações e procuram cada vez mais se informar sobre o que há de novo para se destacar no mercado, oferecer melhor atendimento e facilidade para seus pacientes.

No consultório, o profissional tem todo o trabalho de conhecer a rotina, montar um plano alimentar de acordo com seu objetivo, acompanhar evolução do peso, massa magra, quantidade de gordura corporal, entre outras tantas coisas. Mas como garantir que, quando o paciente sair de lá, vai lembrar de seguir tantas orientações?

Pensando nisso, reunimos, aqui, 7 aplicativos que vão auxiliar nessa tarefa de acompanhamento, mesmo que a distância, ajudando a lembrar os horários certos de comer e beber água, e auxiliando na consulta à tabela nutricional dos alimentos e a manter a um clique toda evolução para que sua próxima consulta seja mais ágil — e, ao mesmo tempo, cada vez mais completa e satisfatória.

Continue a leitura e confira!

1. Hydro

Beber água deveria ser um hábito natural, mas, na correria do dia a dia, acabamos nos esquecendo de nos hidratar. O Hydro é perfeito para ajudar nisso, pois, além de levar em consideração sua altura, peso e idade, o aplicativo também considera a temperatura do local para calcular a quantidade necessária de líquido para cada um.

Disponível para iOS e Android, o app é gratuito e em português.

2. Desrotulando

Criado por nutricionistas apaixonados pelo que fazem e preocupados com a saúde e bem-estar de seus pacientes, o Desrotulando traz de maneira simples as informações dos produtos por meio de seu código de barras.

É muito simples: você faz a leitura do produto e aparece na tela do seu celular uma nota de 0 a 100, informações nutricionais descomplicadas, vantagens e desvantagens daquele alimento, além de sugestão de substituições saudáveis.

Disponível para iOS e Android, o app é gratuito e em português.

3. TecnoNutri

O TecnoNutri é um contador de calorias ideal para quem deseja perder peso, ganhar massa muscular ou apenas se alimentar de forma mais saudável. Com um banco de dados com mais de 5 mil alimentos cadastrados, você pode consultar as calorias, carboidratos, fibras, gorduras e proteínas e, assim, fazer as melhores escolhas.

Você ainda pode montar seu perfil com seus dados e acompanhar a evolução, além de programar os alarmes para se alimentar nos horários corretos e se lembrar de beber água. É um dos aplicativos mais completos e recomendados pelos profissionais de nutrição.

Disponível para iOS e Android, o app é gratuito e em português.

4. Dieta Dash

A dieta Dash (Dietary Aproaches to Stop Hypertension) teve sua origem a partir de estudos em universidades dos EUA há cerca de 20 anos, e vem colaborando para o controle da pressão arterial sistêmica.

É uma opção mais específica e permite ao profissional avaliar as refeições do paciente e, assim, sugerir um plano alimentar mais adequado, além de conter sugestões de receitas saudáveis e orientações alimentícias para controle e combate a hipertensão.

Disponível para iOS e Android, o app é gratuito e em português.

5. Monitore seu peso

Como o próprio nome indica, o principal objetivo é acompanhar a evolução do peso e, assim, poder mostrar ao paciente de forma prática, por meio de gráficos, os períodos em que o plano alimentar gerou melhor resultado.

O aplicativo mostra o Índice de Massa Corporal (IMC), calcula ingestão diária de calorias, percentual de gordura corporal, perda de peso, quantidade que falta perder e ainda faz uma estimativa de tempo necessário para atingir a meta, de acordo com o histórico da evolução do paciente.

Disponível para iOS e Android, o app é gratuito e em português.

6. NutraBem

Apresentado como “um convite às mudanças de hábitos” pelos seus desenvolvedores, o NutraBem não considera apenas a quantidade de calorias consumidas diariamente, mas, sim, a variedade de nutrientes necessária para uma vida saudável.

O aplicativo foi elaborado de acordo com os hábitos alimentares dos brasileiros e conta com os mais reconhecidos conceitos de uma alimentação equilibrada para a longevidade, proposto pela equipe de profissionais de nutrição do Instituto Nutra e Vida.

O fato de não precisar de internet para seu funcionamento facilita bastante na hora de planejar suas refeições e calcular as calorias a serem ingeridas. Atualmente disponível apenas para iOS, o app é gratuito e em português.

7. Dietbox

Desenvolvido no Rio Grande do Sul, o aplicativo promete aproximar ainda mais os nutricionistas de seus pacientes. Após a consulta, o profissional disponibiliza o plano alimentar e os horários sugeridos na plataforma, na qual o paciente cria um login e passa a ter acesso, podendo ativar ou não os alarmes para as refeições.

O Dietbox permite também ao paciente fazer anotações diárias das dificuldades encontradas em um espaço em que o nutricionista terá acesso, podendo, assim, auxiliar em tempo real e sanar as dúvidas, tornando todo o processo mais próximo e dinâmico.

Disponível para WebiOS e Android, o app é gratuito para o paciente, tem alguns planos — vão da versão grátis até R$ 199 mensais no plano ilimitado — para os profissionais da área e é em português.

Não é fácil conciliar trabalho, vida pessoal e estudos, e a nutrição é uma área que exige renovação de conhecimento a todo tempo, pois é necessário acompanhar as descobertas e inovações para oferecer ao seu paciente sempre o que há de melhor.

Mas essa lista de aplicativos para nutricionistas com certeza vai ajudar na gestão de tempo para se dedicar a uma especialização, por exemplo, permitindo, assim, se destacar mais no mercado de trabalho, proporcionando satisfação profissional.

Gostou das dicas? Inscreva-se em nossa newsletter para receber mais informações e ficar sempre por dentro das novidades!

Posts relacionados