4º CBEE: Enfermagem empoderada e representativa

Publicado por IDE Cursos em 2 de dezembro de 2018
Categorias:

Esses três dias de CBEE 2018 foram marcados por muita troca de conhecimentos, novos contatos e emoções.

Mas mais do que isso, dentre as questões mais discutidas estava a importância do reconhecimento do trabalho (de alto nível) do enfermeiro perante a sociedade. Mostrar que o enfermeiro é muito mais do que apenas manipular o uso de medicamentos e higienização do paciente. O enfermeiro trabalha com base no cuidado como ciência, e indo sempre muito além.

A Enfermagem possui diversas especialidades, sempre se preocupando com o melhor atendimento, o atendimento humanizado, ao paciente e a sua família. São anos de estudos e trabalho que precisam ser devidamente reconhecidos. Para que, a partir daí, mude-se a realidade da remuneração do enfermeiro, para uma remuneração digna de seu esforço com a qual o enfermeiro possa investir mais em estudos e atualizar-se, e outros bons resultados.

Mas para conseguir isso, é preciso união. União entre os enfermeiros, entre os conselhos e associações. É preciso respeitar o próprio trabalho, respeitar os colegas da área e tê-los como apoio e inspiração.

No 3º e último dia do CBEE 2018, não foi diferente. Aproveite aqui para conhecer alguns dos palestrantes e suas apresentações do último dia.

Beatriz Yamada, empreendedorismo e saúde da pele

Estomaterapeuta e membro da SOBENDE, Beatriz Yamada foi um exemplo de enfermeira empreendedora com seu consultório para cuidados da pele.

Ela trouxe dados que comprovam um aumento no número de consultórios de enfermagem dermatológica no país, mas ressalta a atenção que se deve ter à regulamentação e da especialização na área para um atendimento de qualidade.

Além disso, ela incentivou o empreendedorismo da Enfermagem. Superar medos e inseguranças, pois é possível conquistar seus próprios sonhos.

Phelipe Barros e a especialidade em Cardiologia

A área da enfermagem que mais lida com tecnologia, Cardiologia e Hemodinâmica foi tema da palestra de Phelipe Barros.

As doenças cardiovasculares são as que mais matam no Brasil e no mundo. Sendo que, em muitos dos casos, elas são evitáveis. Onde entra a importância de um enfermeiro especialista que poderia modificar e evitar essa situação.

Premiação dos trabalhos científicos

Um dos grandes momentos do CBEE são as apresentações de trabalhos científicos voltados para diversas especialidades de Enfermagem. Este ano de 2018, foram mais de 200 trabalhos apresentados nos dias 01 e 02 de Dezembro. Destes, cinco foram escolhidos como os melhores avaliados e de maior destaque. Todos os trabalhos foram julgados pela Comissão Científica formada por 10 enfermeiros especialistas.

  • 5º Richard Maíron Silva Sousa
  • 4º Brenda Maria
  • 3º Francisca Mayra de Sousa Melo
  • 2º Camila Barroso Martins
  • 1º Tamires dos Reis Diniz

Por fim, o IDE agradece a todos que participaram do 4º Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem. E que venha o próximo CBEE!

Posts relacionados