A importância de um blog para o marketing em saúde

Publicado por IDE Cursos em 1 de junho de 2018
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A importância de um blog para o marketing em saúde

Já se passou a época em que havia muitos mitos e olhares desconfiados em torno dos profissionais que utilizavam do marketing em saúde para divulgar os seus trabalhos e para fidelizar seus pacientes.

Os blogs, principalmente, são um canal de comunicação que faz com que haja mais proximidade com eles e que diversas de suas dúvidas sejam respondidas de forma rápida e simples.

Não estamos falando de simplesmente criar um site com informações sobre o seu consultório e sobre o tipo de atendimento que ele realiza. As estratégias de marketing digital vão bem além disso, de modo a encantar e atrair cada vez mais interessados em seu trabalho.

É notável que a busca por profissionais de saúde tem acontecido de forma mais intensa na internet. Por esse motivo, muitas clínicas, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos e demais especialistas da área enxergaram a necessidade de estar on-line.

Pensar em marketing e em todos esses movimentos e ações pode ser mais fácil do que você imagina. Confira agora como entregar informações que podem trazer novas consultas, além de credibilidade nos mecanismos de busca da internet.

Entregue conteúdos relevantes

Um blog que produz conteúdos relevantes pode colocar a sua marca nas primeiras páginas de busca, o que é conhecido como “autoridade editorial”. Sendo assim, apenas estar na internet não garante que isso acontecerá, ações pontuais são demandadas, realizadas por quem entende do assunto.

Esteja atualizado e pesquise sempre sobre a sua área de atuação. Procure por fontes seguras, em sites que sejam certificados por especialistas reconhecidos em seu meio profissional.

Ao linkar o seu artigo a elas, você também ganha mais credibilidade, e isso é feito por técnicas de redação, para otimização dos resultados nos sites de busca, conhecidas como SEO.

Busque também informações atuais, pois, no caso de um blog de saúde, muitos tratamentos são descobertos e mudam com o passar do tempo. Seu leitor precisa saber sempre das últimas novidades.

Ter um site desatualizado de nada adianta, você pode ficar esquecido nas profundezas do mundo virtual, sendo muitas vezes ignorado pelo Google. Não há presença digital!

Tratamentos para o câncer, por exemplo, novas vacinas para determinadas doenças, dietas para emagrecimento e bem-estar físico. Todos os dias surgem atualizações e você precisa acompanhar o que acontece nos principais meios de notícias para entregar informações aos seus seguidores.

Quando eles, além de lerem, compartilham os conteúdos em suas redes sociais, há um aumento de sua credibilidade, o que faz com que o alcance de suas publicações vá mais longe do que você imagina.

Fazer com que isso aconteça é um dos desafios que enfrentam os profissionais de saúde, junto com a utilização das novas tecnologias em seu dia a dia.

Pense além das fronteiras

É preciso pensar grande, além de sua cidade e sua região, uma vez que um blog pode ser acessado por pessoas no mundo inteiro. Nesse momento você pode pensar: mas não vou atender ninguém fora dessa área geográfica, o que isso me importa?

Se você domina determinado assunto e escreve sobre ele, disponibilizando dicas úteis para os seus leitores, mesmo que eles não morem em sua cidade, podem recomendar os seus serviços para parentes e conhecidos próximos e isso abre um leque de possibilidades em sua carreira.

Escreva de maneira acessível, com uma linguagem próxima de seus leitores. Aqueles que estão buscando por esse tema, são potenciais pacientes e precisam dessa informação para contatar um profissional.

Mesmo que você não esteja próximo dele, se o conteúdo for relevante, se tornará referência na busca de outras pessoas, inclusive as que moram em sua região de atuação.

Utilize as ferramentas certas em sua estratégia de marketing em saúde

A porta de entrada em seu consultório não se dá apenas pela busca de um telefone ou endereço. Por meio de uma pesquisa sobre determinado assunto, o paciente pode chegar ao seu blog e conhecer mais sobre o seu trabalho.

Ter um site é importante, mas potencializar seu uso com um blog é fundamental para alavancar qualquer estratégia de marketing em saúde. O blog não precisa ser necessariamente separado do site, ele pode fazer parte do mesmo, complementando as informações básicas com conteúdos interessantes para os pacientes.

Quando esse canal de comunicação começa a receber muitas visitas, os buscadores entendem que aquele conteúdo é relevante e que mais pessoas precisam ter acesso a ele.

Por meio das palavras-chaves é que os internautas chegam ao seu blog. Ao buscar pelo tratamento desejado, irão encontrar um especialista que tem um conteúdo relevante, que atende às suas necessidades, tirando suas dúvidas. Na hora de optar por um profissional, o seu nome pode estar na lista.

Duas ferramentas bastante úteis na criação desses conteúdos: o Google AdWords, com a qual você pode criar campanhas pagas no Google e pesquisar as palavras-chaves mais procuradas, e o Google Trends, que também mostra quais os termos mais buscados na atualidade.

Para escrever, é preciso conhecer as técnicas de redação otimizada para SEO ou contratar um profissional que seja encarregado de otimizar todos os seus textos. A ferramenta mais utilizada pelos blogueiros para deixar o SEO tinindo é o Yoast, um plugin do WordPress, uma das plataformas mais conhecidas atualmente para a criação de sites e blogs.

O envio de textos pode ser programado, criando assim uma periodicidade nas publicações. Precisamos frisar que é necessário alimentar o blog constantemente e de forma periódica, para que você não seja “esquecido” por seus seguidores e pelo Google.

Escreva para informar e para ganhar divulgação espontânea

O blog, dentro das estratégias de marketing digital se destaca pela entrega de informações relevantes para o público em diferentes estágios, conhecido como funil de vendas.

Conteúdos bem escritos e interessantes demonstram o conhecimento amplo do profissional e sua experiência na área. Isso gera uma percepção de credibilidade e pode, inclusive, resultar em veiculações espontâneas em outras mídias, tais como portais de notícias e revistas. Reconhecimento e divulgação com baixo custo, isso não é bom demais?

Dicas de bem-estar e prevenção de doenças são tópicos que trazem muito tráfego ao site. Educar o seu paciente também faz parte das ações que expandem a sua atuação e que demonstram humanismo e valorização da vida, fazendo com que rotinas de cuidados sejam adotadas por eles.

Não fique com medo de utilizar as tecnologias na saúde a seu favor, são elas que lhe aproximam de seu público e mostram o lado humano do profissional por meio da atenção e do cuidado com os seus leitores.

Invista no seu crescimento profissional com cursos que complementem a sua formação. Conhecer sobre marketing em saúde é muito importante e poderá abrir muitas portas em sua vida.

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